Terapia pra que?

Psicanalitica? Cognitiva? Sistêmica? Não entendi!




Ser psicólogo é a base de todo profissional que se forma em psicologia depois escolhemos em que área vamos atuar: Organizacional, Escolar , Clínica, Hospitalar. 
Depois de decidir onde atuar, decidimos como vamos entender o ser humano, como vamos efetivar nosso trabalho.Todo mundo que faz terapia sabe ou já ouviu falar nas diferentes "linhas teóricas de seus terapeutas Tem os psicanalistas, os psicodramatistas,outros são cognitivos, e assim por diante...
Eu sou uma terapeuta sistêmica, e pra complicar um pouquinho mais, sou terapeuta relacional sistêmica.

É mais ou menos como religião, acredita e percebe o mundo e o ser humano de um jeito.
São diferenças grandes que valem a pena ser discutidas e vistas. ( Não vou fazer isso agora...mas quem quiser vai precisar pesquisar)
Como terapeuta relacional sistêmica, sempre que escuto uma história, no consultório ou na vida, meu olhar vai estar na relação, sempre vou olhar a responsabilidade de todos os envolvidos. Estar na relação significa que você tem 50% de responsabilidade da relação que vc construi e mantêm, do jeitinho que ela boa ou ruim.Como terapeuta relacional sistêmica acredito que tudo é uma escolha, e que na maioria das vezes não temos consciência disso .... mas é uma escolha.
Este é um treino eterno que requer muita vigilância, para não cair no padrão de achar culpados,ou responsáveis pela infelicidade alheia.
Neste blog vou escrever minhas aventuras na psicologia.
Sempre "vigiando " para seguir aquilo que aprendi e aquilo que acredito!!!




Bon Voyage!

Nenhum comentário:

Postar um comentário