Terapia pra que?

O que fazer com o manual de auto-ajuda em cinco passos.








   1. Uma luminária.

2. Dar de presente , para uma “amiga”.
   
3. Enfeitar a estante de casa.

4. Abrir em uma folha em momentos de total desespero, onde a criatividade para resolver , aprender, experimentar, testar e reformular uma situação for zero, ou se você acreditar que 12,5 passos são suficientes para criar filhos saudáveis.

5. Ler, se você realmente acreditar que a vida possa ser resumida em uma receita, que ensinará os passos para se ter um casamento “nota 10” e como se faz para ser a família propaganda da margarina, e que esta receita possa ser xerocada de uma pessoa para bilhões de outras.


Pensando sobre a vida inspirada na onda retrô, super atual do momento,  pensei em como nossos antepassados, se relacionavam, como educavam ou deseducavam, como mantinham ou desfaziam seus casamentos, enriqueciam ou empobreciam, enfim em como viviam e faziam suas aprendizagens.
Constatei que  não havia sido lançado o best seller : 934,45 Formas de ser Feliz.  
E perguntei: - Como faziam, então ?

Cheguei a seguinte e simples conclusão (veja se concorda comigo),  antigamente, tudo o que nossos avós e no meu caso, meus pais tinham,  eram suas experiências.
E foi através desta constatação sobre experiências , antepassados, sobre o fato de ter lido manuais mas  ter esquecido do décimo primeiro passo dos 143,5 passos para fazer sucesso, que eu escolhi escrever o meu manual com cinco passos. (sim, também quero escrever um)



            1.Tenha EXPERIÊNCIAS
         Sem medo de errar ou acertar, consulte seu bom-senso, coloque em prática suas téçnicas, suas fórmulas, mas tenha em mente que toda escolha tem consequências, portanto é  sua responsabilidade bancar.

2. AVALIE       
            O que funcionou ? o que não funcionou ? o que devo repetir? O que devo tatuar no corpo, para nunca mais fazer de novo? Reavalie.

3. MUDE
            O que não estiver funcionando.  Se não tiver criatividade, pesquise, converse com as pessoas, marque terapia , peça ajuda divina, reveja a fórmula usada pelos seus antepassados, siga vivendo , experimentando, avaliando, criando novos jeitos, repensando seus valores, mantendo regras e crenças que façam sentido, que te facilitem o caminho da vida, conheça o que estiver  segurando, impedindo  sua felicidade e seu crescimento. 

4.SOBREVIVA AS FRUSTRAÇÕES 
             Aprenda algo com elas, incluir a frustração na sua vida,  na vida do seu filho e no seu casamento, em doses adequadas ( cada um sabe sua dose, ou deveria saber ) poderá salvá-los.

5. NÃO RESPONSABILIZE NINGUÉM
            Se estiver responsabilizando ( não será o primeiro nem o último ), reveja, transforme, repense, e não esqueça, responsabilizar os outros emperra a sua vida, e não a do outro.



Dá trabalho, você me pergunta ?  
- Confesso!  Dá trabalho , mas posso garantir , que quando você completar 95 anos de idade,  estarás pronto para fazer  "best sellers" de manuais.

 Até lá, mãos a obra, a  sua obra !


Luciana Gomes de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário