Gostaria de iniciar um movimento para acabar com a CULPA.
Sentimento insuportável, paralisante, sabotador e sacana.
A culpa faz parte de um mundo onde errar não faz parte da condição dos seus habitantes.
Só sente culpa quem acredita que existe um jeito certo de fazer as coisas nesta vida.
Não estou falando de crimes horríveis ( não quero liberar nenhum criminoso que possa estar lendo meu post...)
Mas das culpas dos humanóides, normais e simples que somos nós.
Culpa que corrói, que aprisiona, que limita e mantém relações disfuncionais.
Culpa por não ser boa mãe, não ser boa esposa, não ser gostosa aos quarenta, ter celulites, ser burra , ser intelegente, ser rica, ser pobre, ter sucesso, ser feliz, sentir-se triste, sentir-se amada.
Quando eu era pequena nas noites de frio eu agradecia minha cama quentinha, mas logo em seguida vinha um sentimento de culpa por outras crianças que passavam frio naquela noite.
Enfim, eta sentimentozinho insuportável.
Agora pior que ter um gerador de alta potência de culpa interna e viver se culpando, é ter este mesmo gerador só que direcionado para o externo.
O alvo esta lá fora, e ai o alvo pode ser o primeiro que aparecer na frente, ou o mais próximo , marido, filho, sogro, cunhado, chefe, pai , mãe , cachorro, papagaio. Outras vezes o alvo pode estar distante, mas já serve para receber uma dose de acusação e culpa, governo, a chuva, o sol, a sorte, o destino, o bisavô que era rico e perdeu tudo...
Mas o que colocar no lugar da culpa?
Se o mundo já esta uma mer... ( eu escuto muito isso mas não acredito, enfim outro dia escrevo sobre... )
Quem sabe se deixarmos de buscar o que é certo e errado e passamos ao movimento de :
FAÇA SUA ESCOLHA
COM CONSCIÊNCIA
E ASSUMA A CONSEQUÊNCIA .
Rimou????
Pensar que tudo é escolha, tudo tem consequência e que somos responsáveis por elas e não pobres vítimas dá muito trabalho mas traz liberdade.
Liberdade de ser gorda, magra, feliz, triste, sofredora, má, boa, infiel, fiel e assim por diante.
Se eu quero ser gorda , como errado e escolho alimentos ruins, não pratico atividade física, não procuro ajuda de um profissional, continuo e assumo o que eu quero ser, me responsabilizo por esta escolha, sem certo e errado. Portanto não reclamo das minhas roupas apertadas, não deprimo quando olho no espelho.
Se quiser ser infeliz, continuo esperando que alguém faça algo por mim , me reconheça, me ame e valorize,e quem sabe traga a felicidade para mim embrulhada de presente no fim do dia. Agora se este alguém resolver não aparecer não posso esqueçer que eu escolhi esperar que ele me trouxesse e por isso eu não tenho.
Se eu quero ser linda, e a beleza exterior somente, me faz ser alguém no mundo, não reclamo quando o vazio interior tomar conta de mim, vou ao médico e tomo algumas baguinhas para me sentir melhor, e continuo co minha escolha de viver um mundo de aparência sem investir na essência, sem dramas, sem certo ou errado, escolho e assumo o que escolho.
Enfim se escolho escrever estes exemplos tão esteriotipados e quem sabe preconceituosos, assumo bancar consequência de ser odiada, mal falada e mal interpretada.
Mas quando penso assim minha vida e a de meus clientes, consigo enxergar saída, caso contrario me sinto presa, e aprisiono meus clientes.
Ficaria no consultório esperando que a sorte chegue, que seus parceiros melhorem, que a taxa de desemprego diminua....
Este é o primeiro aprendizado : tudo é uma escolha.
Como terapeuta e humanóide tenho paciência e compaixão para que meu cliente aprenda isso quando ele estiver pronto, mas não perco de vista que este é o aprendizado:
Sair das culpas e culpabilizações e ir para a responsabilidade.
Até mais
Lu


Belo texto, como sempre!
ResponderExcluirAdorei!!!
Me sinto muito culpada por muitas coisas, inclusive por ter uma cama quentinha e pelo Lucas tb... mas há tempos estou tentando desenvolver essa consciência de responsabilidade. Não é nada fácil, mas é possível sim!!!
Grande beijo
Ju
apoiada a causa!!!bjos
ResponderExcluirOi Luciana, estou retribuindo sua visita! Serei sua seguidora, adorei seu estilo! bjs Sandra http://projetandopessoas.blogspot.com//
ResponderExcluir