Sobre Generosidade
Como vai sua taxa de generosidade? Nó medimos glicose, vitaminas, glóbulos por que não a generosidade, a simpatia , a educação. Os médicos deveriam pedir um exame para detectar bons sentimentos, pois os ruins contaminam e envenenam nosso corpo.
Pois bem , falando em generosidade palavra que me encanta , esta semana recebi uma dose extra de generosidade.
Já vou explicar quando, mas antes quero tagarelar um pouquinho.
Então ... ser generoso, significa PARA A MINHA PESSOA, dividir. Um dividir que é diferente de tirar de mim para dar ao outro. Quando eu tiro de mim para dar ao outro, eu chamo de outras coisas, doação, bondade, caridade, burrice, muitas vezes até arrisco achar que pode ser uma boa manipulação.
Já ser G E N E R O S O...
Significa não perder nada ao dividir, e muitas vezes também não ganhar...
Ser generoso é dividir sem perder nada, ser generoso é compartilhar sem esperar nada em troca, é oferecer sem que o outro precise pedir, ou sem que o outro se quer precise.
Tem diferença para vcs?
Para o Sr. Aurélio tem:
Significado de Generosidade
s.f. Disposição para a bondade e a indulgência: dar provas de generosidade. / Qualidade daquele que é generoso. / Liberalidade.
Significado de Caridade
s.f. Teologia Amor a Deus e ao próximo: a caridade é uma das três virtudes teologais. / Na expressão comum, amor ao próximo: agir por pura caridade. / Esmola, favor, benefício: fazer a caridade. / Bondade, compaixão
Significado de Doação
s.f. O ato de doar. / Ato jurídico pelo qual uma pessoa transfere a outra gratuitamente uma parte ou a totalidade de seus bens. / Legado, dádiva. / O objeto doado.
Enfim, este post nasceu da generosidade de alguém, alguém que eu não conheço pessoalmente e acabei de conhecer virtualmente, alguém que comentou um post meu...
Deliciem-se com uma dose de generosidade!
Sandra Portugal disse...
Lu fico muito feliz de você ter retomado o blog com uma inspiração tão incrível - o resgate de uma amizade, de uma época feliz, de um compartilhar experiências de pessoas afins e mães vivenciando momentos da maternidade semelhantes e diferentes.
Que bom! Obrigada por ter me visitado e comentado!
Saiba que descobri com o blog exatamente o que você mencionou na sua troca de emails, deixei de viver a vida deixando os minutos escoarem nos meus diversos expedientes(mãe, dona-de-casa, profissional, esposa, mulher) acrescentando ao meu dia um olhar de observacao e um momento de expressão das vivências do dia.
Não sei se faço parte dos blogs que você mais gosta e lê, mas compartilho que não posto todos os dias. Anoto tudo o que penso que devo postar numa caderneta. Concentro a preparacao de diversas postagens num mesmo dia e programo vários dias para frente. Hoje por exemplo já tenho postagens preparadas até abril.
A inspiração vem do cotidiano. E cresce na hora da preparação, na frente no computador. bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
28 de fevereiro de 2011 16:13
O que ela ganhou me dando este toque ?
O que ela perdeu compartilhando uma experiência positiva?
Quando que eu pedi ajuda a ela?
Mas a generosidade faz a roda da vida girar, e quem sabe um dia eu não compartilhe algo que contribua com a vida dela?
Sem que eu ganhe nada em troca!
Sem que eu perca nada!
Sem que ela me peça!
Meu marido chegou em casa dizendo que o trabalho dele, etava em um momento em que ele precisava dividir para aumentar e crescer...
Talvez na matemática da generosidade a divisão não diminua as partes, mas sim aumente.
10 % 2 = 20
Obrigada Sandra!!!
PS:. Adorei seu toque, tanto que este post não foi escrito na frente do computador, mas sim em um café em Floripa enquanto me reabastecia , entre um atendimento e outro no consultório, esperando o horário para o próximo cliente, que generosamente compartilham comigo suas estórias, dificuldades e aprendizagens.
Até o próximo café!
LU
Assinar:
Postar comentários (Atom)
rsrsrs...q delícia!!!!!
ResponderExcluirLú, ao ler teu post me toquei que o que sinto falta em Curitiba é de generosidade...é de ter amigas como vc , Luzinha...que dividem comigo tantos momentos, tantos sentimentos, tantas experiências e realmente é uma divisão multiplicadora.
ResponderExcluirE sabe que tem dias que tenho inspiração para 3 posts e tem semanas que nada me inspira, então eu só escrevo quando encontro uma motivação realmente que valia a pena.Pq qdo vale sai tão mais generoso.bjos more...a saudade de ti só aumenta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiro texto truncado
ResponderExcluirrepetindo: Minha querida amiga
se me pedissem para definir alguém generoso neste mundo, e que só pudesse uma pessoinha, eu diria sem dúvida nenhuma que esta pessoa é a deinha... te amo lu
Fico feliz por conhecer o teu blog. Tem tudo a ver comigo. Não sou psicóloga, mas tive várias cadeiras de Psicologia na Faculdade (sou Assistente Social). Até entrei para a Faculdade, com o exame de Psicologia. No entanto, não segui, porque em Portugal há excesso de psicólogos para as vagas existentes. De qualquer modo, é uma área que me apaixona e que sempre estudo, mas por gosto próprio.
ResponderExcluirEm resumo, creio que virei aqui muitas vezes.
Reparei que temos uma amiga em comum (a Sandra), apesar de, no meu caso, ser amizade à distância. Mas ela é daquelas pessoas especiais, cuja missão de vida é justamente contribuir para a felicidade dos que a rodeiam.
Bem, o comentário já vai longo... Resta-me desejar-te votos de sucesso para o teu blog!
Beijinhos
Oi Luciana,
ResponderExcluirLindo seu texto. Obrigado pela generosidade de ter me visitado e por ter podido te ajudar um pouquinho. Que bom que, no mundo, existem pessoas generosas e iluminadas como você, Um beijo no coração.
Lu, que lindo o seu post!!!!!!! Fiquei emocionadíssima, você não faz idéia!!!! Ainda mais emocinada por ter lido também os comentários da querida Mafalda e do meu super amigo Anjo de uma Asa Só Mendes do Ponto de Recarga, saiba que com ele e com alguns outros grandes amigos cariocas que tive a honra de ter por perto constituimos um grupo cuja troca energética é baseada em valores fortes de generosidade e de compartilhar! Que bom chegar de viagem após um carnaval chuvoso e encontrar tanta energia positiva vibrando no ar!!!!
ResponderExcluirQue bom que pude contribuir para você retornar, sinceramente não sei porque mas me angustiava vir ao seu blog e vê-lo parado! Que bom que você retornou!bjs Sandra
Lu, que legal ver essa troca de mensagens, tão generosas e amigas. O teu texto está muito bom e melhor porque gerou essa troca de mensagens. Também sai ganhando porque dei uma olhada no blog dos teus amigos e achei muito bom, tanta coisa interessante para ler e aprender. Beijos
ResponderExcluirQuem sabe vc não começa o seu contanto suas aprendizagens ai em NY. bjoca amiga
ResponderExcluirQuerida, amanhã programei uma postagem com um presentinho para você, passe lá! bjs Sandra
ResponderExcluirhttp://projetandopessoas.blogspot.com//