Terapia pra que?

Para ser terapeuta. (Na minha opinião, sem qualquer comprovação científica)




Agora que você recebeu seu diploma ,  comemorou sua conquista , inicia-se uma nova aventura na sua vida.

Você ajudará muita gente a se conhecer, a encontrar outras possibilidades, novas saídas. Ajudará a enxugar lágrimas, e às vezes  facilitará a expressão delas .
Você será um facilitador do processo de aprendizagem e  crescimento do seu cliente. 

Mas para ser terapeuta,   você precisará   entregar–se a esta aventura também, estar disposto a se enxergar, a rasgar o seu manual de certo e errado, bom e ruim, desconfiar de suas crenças e ter clareza de cada uma delas, para que servem e de onde vieram. 

Conhecer seu código de conduta, seu manual de funcionamento, clarear seus preconceitos e valores, suas  tomadas de partido, rever seus heróis e seus bandidos.
Ao escolher ser psicoterapeuta você abandonou a carreira de juiz , advogado ou médico, você não condena, não julga, não defende  e não cura. 

Para ser terapeuta é  preciso ter coragem para passar pelo fogo do  processo do auto-conhecimento e  da aprendizagem, assim como, acontecerá com seu cliente .  Fogo que traz luz,  torna claro nosso funcionamento ,  que chamusca nossa consciência,  marcando  nossas dificuldades e,  consequentemente, nossas  aprendizagens. 

Passando  pelo fogo  abrimos a possibilidade da transmutação, da mudança, não vou mentir, dói mas não mata . 

Então, mãos à obra... quando seu primeiro cliente chegar no consultório , ele não desejará ser julgado ou rotulado,  ele desejará um encontro com alguém mais habilidoso,   no processo do crescimento pessoal, alguém que saiba como pode ser  difícil  mudar , que respeite  seu tempo e suas possibilidades,  que traz consigo uma teoria , um embasamento teórico e acadêmico , mas que não esquece  sua alma,  disposto a aprender  e se questionar,   com respeito e responsabilidade . 

Que venham os clientes , e com eles a aprendizagem. (na minha opinião, sem qualquer comprovação cientifica).

Bjo,

Lu Gomes de Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário