Terapia pra que?

Quando o problema bate a sua porta...


O Problema : 
Toc Toc.

Você: 
 - Quem é ?

O Problema : 
 - Um baita de um problemão.

Você : 
Não entra não !

O Problema :
 Já estou entrando!

Além de ir entrando sem você nem perceber, todo problema traz consigo um punhado de dor de cabeça, dor física e emocional. Traz discussão, arrependimento, mágoa, e uma sensação eterna de “Isso só acontece comigo!”

Um problemão em geral chega  despertando muitas emoções, um dia li em algum lugar, (para variar não lembro onde) que toda dor deve ser sentida.
Da sua maneira toda dor deve ser sentida, sua tristeza é real e deve se chorada, sua perda lamentada, sua traição amaldiçoada.... sentir a dor é coisa de quem está vivo.

Só não dá para deixar a emoção tomar conta da sua vida, das suas escolhas, e principalmente não dá para sair descontando no mundo à sua volta, pois ele também tem seus problemas para enfrentar.  Sua emoção é uma parte de você, mas não é seu todo, você tem sua razão e seu corpo para integrar.

Sentir a dor, pode ser sentar na cama e chorar, ficar um fim de semana fora do ar, comer uma panela de brigadeiro, socar uma almofada, gritar trancado no quarto os piores palavrões do mundo, pedir colo até achar uma pessoa disponível.

Depois de sentida,  a emoção pode ser amansada.  Sim amansada , pois ela tem o poder de te enfraquecer, ao mesmo tempo que aumenta o problema e te impede de ver o que o problema trouxe junto.

Um jeito de conseguir amansá-la é ativar o corpo, correr, dançar, , uma caminhada leve, uns exercícios de alongamento (ótimas dicas no google), uma corrida super puxada para colocar a raiva para fora, vale até uma boa faxina na casa, tudo depende da negociação entre seu corpo e sua emoção.

 E aí pode ser que você encontre o pulo do gato, e consiga pensar, acessar sua razão, que o problema tem o poder de embaralhar.
- O que este problema tá querendo comigo?

Puxe pela razão, relembre para si mesmo que não é o único a ter dificuldades na vida, inclusive aquele que você responsabiliza pelos seus problemas também tem os dele, também sente dor, e tem dificuldades.

É nesta horinha de luz quando a dor já foi sentida e acolhida, o corpo já respira e se expressa em movimento-vivo,  e a razão pode ser mais claramente acessada, é aqui que já pode explorar o máximo possível das suas dificuldades; (a do outro já te avisaram que pertence ao outro, e você muito pouco pode fazer, a respeito disso).

Foque nas suas dificuldades, nas suas necessidades, no que você precisa perceber na vida, mas estava desconectado demais para perceber.
Que você não soube dizer não? Que você descuidou de você a ponto do outro nem te perceber ? Que você tem um medo gigante que te impede de muitas coisas? Que você não consegue ter controle sobre suas compulsões e aí fica mais fácil cuidar da compulsão dos outros?

E então, quando o problema der uma distraída e você conseguir enxergar um pouco mais além dele, você talvez perceba que ele trouxe algo muito importante.
Fica combinado então: 
Da próxima vez que escutar o toc toc do problema batendo na porta e não conseguir trancá-la, não esqueça de deixar entrem juntos: o problema e a aprendizagem!

Lu Gomes de Abreu

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, interessante e bem legal seu Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, segue mais um textinho, sobre minhas "eloucubrações !

      Excluir